Warning: A non-numeric value encountered in /home/solucoestecnolog/www/Blog/wp-content/themes/epico/inc/reading-time.php on line 29
Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Em 2017, o mercado de e-commerce apresentou crescimento de 12% em relação às compras no varejo. Para 2018, projeta aumento de 15%. Agora, o valor do ticket médio das vendas no atacado, do e-commerce B2B é maior do que no varejo. Uma pesquisa da Forrest Research apontou que o valor das vendas nesses e-commerces é três vezes maior do que no B2C.
No Brasil, as lojas virtuais que vendem para o cliente final faturaram R$ 59 bilhões em 2017. O potencial de crescimento do setor B2B é imenso. O empresário Nathan Monjen resolveu investir nesse nicho de mercado e com R$ 200 mil criou uma startup e desenvolveu um marketplace B2B, para vender roupas no atacado.
Ele atende a todos os segmentos: masculino, feminino, infantil, plus size. O marketplace B2B foi lançado no final de 2017 e já tem 18 parceiros. Realiza em média 50 vendas por mês e a startup não revela o faturamento. Cobra mensalidade de R$ 99 e 18% sobre o valor da venda.
No mercado B2B, o empresário precisa estabelecer descontos progressivos para quem aumenta a quantidade de peças. Quanto maior a compra, maior o desconto. Além disso, precisa oferecer opções de logística, já que no atacado a remessa tem volume maior. E é preciso ter paciência: o mercado virtual ainda assusta os atacadistas.
Segundo Maurici Junior, que é diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as empresas que estão no B2B ainda não descobriram o poder da internet. Não entendem que vender na internet é um caminho natural, as pessoas estão lá pra comprar mesmo no modelo.
A Teka Máximo, por exemplo, é gerente de uma loja de roupas em São Paulo. Ela diz que a confecção criou um e-commerce há 3 anos para vender direto ao consumidor. Em março deste ano se tornou parceira também no marketplace B2B, para vender no atacado e a iniciativa deu certo. A confecção teve um aumento de 20% a 30% das vendas.
Fonte: http://www.varejista.com.br/noticias/6651/e-commerce-b2b-tem-espaco-para-crescer-no-brasil