13 GRANDES ERROS DE EMPREENDEDORISMO NA ADVOCACIA


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Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quer você queira, quer não, se montou um escritório de advocacia ou trabalha como
profissional autônomo, você é um empreendedor. E, como todo empreendedor, tem
que lidar com a possibilidade do fracasso ou do sucesso.
Essa possibilidade deixa a todos atordoados, e muito preferem trabalhar para outros
escritórios ou abandonar a carreira da advocacia a assumir o risco do mercado.
Por outro lado, a Advocacia se configura como uma grande oportunidade profissional,
e aqueles que alcançam o sucesso acabam conquistando resultados invejados por todas
as outras carreiras jurídicas.

Conheça os 13 grandes erros de empreendedorismo para um escritório de Advocacia
abaixo:

Erro # 1 – Não sair da zona de conforto

A sua zona de conforto define os limites daquilo que consegue fazer sem se arriscar
muito. Atividades como ir ao Fórum, peticionar, organizar a agenda e pesquisar
jurisprudência não causam absolutamente nenhum incômodo porque já estamos
acostumado a isto.
Mas, e atividades como escrever artigos jurídicos, dar palestras, fazer networking,
fazer reunião com parceiros, avaliar relatórios de controle financeiro e organizar
eventos? Dá um certo desconforto, certo?
Se você está satisfeito com o que faz com a sua advocacia, parabéns! Mas, se acredita
que há algo a mais que pode ser feito para melhorar as coisas, comece com as tarefas
que incomodam.
DICA | Faça uma lista de tarefas para todos os dias de trabalho, e inclua sempre
tarefas que te tirem da zona de conforto. Comece o dia por elas.

Erro # 2 – Não arriscar

Se você não arriscar, vai continuar a alcançar os resultados que sempre alcançou.
Assumir risco vai exigir de você maior controle sobre as informações (principalmente
as financeiras) do seu empreendimento. Com informações mais precisas, entramos na
esfera dos riscos calculados.
Não é preciso arriscar tudo de uma vez ou tudo em uma só ação. Por exemplo, não é
necessário vender a sua casa para comprar uma sede de um escritório num local bem
localizado. Você pode escalar seus os riscos, assumindo riscos menores e colhendo
resultados e ir aumentando os riscos conforme se encontre numa posição mais
vantajosa.
DICA | Arrisque aos poucos; antes de comprar ou alugar uma sede, tente um
escritório virtual; antes de contratar uma ferramenta de gestão, teste versões
gratuitas; antes de firmar uma parceria, faça uma ação conjunta para testar o
parceiro.

Erro # 3 – Não ter um propósito profissional

Sem um propósito profissional, sua advocacia perde em intensidade, em brilho e
motivação. Os clientes sentem isso. Até a sua sala de trabalho se transforma num
reflexo da falta de propósito.
Se você acredita que o seu propósito é ficar rico, começou pelo caminho errado.
Aqueles que colocam o dinheiro em primeiro lugar, tendem a se frustar com mais
rapidez, tendo em vista que será necessário muito empenho e trabalho, antes que o
dinheiro apareça. Geralmente, são os que acabam indo para o caminho do concurso
público.
Há vários propósitos nobres possíveis na advocacia (defina o seu), que vão te conectar
com seus clientes de maneira ainda mais profunda. Hoje, as pessoas pagam não só por
aquilo que elas precisam, mas principalmente por aquilo que elas acreditam. Conecte-
se com esse sentimento dos seus clientes.
DICA | Responda à pergunta “onde quero estar daqui a 20 anos como
profissional?”: fazendo a diferença; ajudando as pessoas; com um negócio sólido e
estruturado; como referência profissional no mercado; com um negócio rodando no
automático, para ter mais tempo para meus projetos pessoais e minha família?

Erro # 4 – Não agir de forma estratégica

Você tem objetivos, metas e um mapa de ações predefinidas para implementar no seu
escritório? Se não, você não age estrategicamente. Sem um objetivo claro e
metas que o parametrizem, você perde o foco e começa agir aleatoriamente.
Antes de tudo, a estratégia é um processo de decisão, pelo qual você define seus
objetivo negociais, as metas que quer atingir e os caminhos possíveis para tanto. Caso
você não tome esta decisão, continuará agindo de forma aleatória, sem saber ao certo
quais as ações que contribuem de maneira efetiva para a conquista dos seus resultados.
Dica | Estabeleça poucos objetivos (ou apenas um) para as áreas mais relevantes do
seu escritório. Por exemplo, para o marketing (conquistar 50% mais clientes em 6
meses), para o financeiro (diminuir 50% de custos com a gestão dos processos em 6
meses), para a gestão de processos e causas (informatizar todas as rotinas e
economizar 50% mais tempo na gestão das causas) e gestão de pessoas (criar um
indicador de performance e aumentar a produtividade da equipe em 50% em 6
meses).

Erro # 5 – Não colocar o cliente como prioridade

Na Advocacia, dar muita importância ao cliente não é a regra. A prioridade da
maioria é o próprio serviço (em sua parte operacional), o conhecimento do Direito ou
a estratégia processual. Em alguns casos (o que é ainda pior para o cliente), a
prioridade é a atividade política e institucional frente à OAB.
Quando o cliente se torna o lado chato da profissão, um mal necessário que poderia
ser descartado, perde-se toda a razão de ser da atividade da advocacia. Um advogado
não só precisa do cliente, como ele é a peça chave do seu empreendimento.
Aprenda a cuidar dele com mais carinho, em todas as etapas do relacionamento com
ele: prospecção, negociação de contrato e, principalmente, pós-venda.
Dica | Faça a chamada “gestão de cuidados”. Crie a rotina do atendimento ao
cliente, que deve ir desde o primeiro contato (quem atende, onde ele espera, quem vai
oferecer um café), passando pelos processos de cadastro de informações e
comunicação de informações sobre o processo, até o pós-venda.

Erro # 6 – Acreditar que basta escolher uma área de atuação rentável

O conceito de “área de atuação” é um conceito acadêmico, que deve ser posto de
lado no seu relacionamento com o mercado. Para o cliente, você é um solucionador de
problemas que, no mais das vezes, não tem uma ligação direta com uma área de
atuação específica.
Procure se posicionar diante dos seus clientes como um especialista em determinados
tipos de problemas, não pela área de atuação. Isso vai agregar mais valor à sua
advocacia. Tenha apenas o cuidado de não violar o Código de Ética na parte de
publicidade profissional, incorrendo na captação de causa.
Dica | Para não incorrer na captação de causa, fazendo oferta pública de serviços
específicos, crie um Blog jurídico com artigos que tragam dicas e soluções
especificamente sobre os problemas que você resolve (assim como o Arquivo Direito
faz com problemas relacionados à realidade da Advocacia).

Erro # 7 – Não se posicionar como um especialista

Não há mais espaço no mercado brasileiro para Advogados generalistas. O tempo do
consultor jurídico de confiança, que resolvia todos os problemas jurídicos de uma
empresa ou família já passou. Ou você monta um escritório full-service (se tiver
capital para tanto) ou se posiciona como especialista.
O mito de que o generalista teria acesso a mais clientes não se sustenta num mercado
tão segmentado quanto o atual. Ou você se posiciona como um especialista em
determinado tipo de problema, ou continuará sendo procurado apenas pelos clientes
que, acima de qualquer coisa, querem um preço mais em conta.
Dica | Antes de se posicionar para um determinado nicho, entenda esse nicho.
Converse com clientes potenciais, entenda seus problemas, que tipo de soluções eles
buscam, quanto estão dispostos a pagar. Ou seja, faça uma verificação antecipada da
viabilidade do mercado para o qual você está pensando em se posicionar.

Erro # 8 – Não investir em conhecimento de negócios

No Advocacia, o costume de investir em conhecimento apenas da área jurídica é algo
que atrasa muito (ou mesmo impede) o sucesso do escritório.
Há muita coisa relevante e imprescindível que um Advogado empreendedor precisa
aprender, além do Direito material e processual. Comece a pesquisar e ler sobre
empreendedorismo, desenvolvimento de negócios, negociação, finanças, marketing,
gestão legal e gestão de pessoas, tecnologia da informação, planejamento e gestão de
projetos. É um bom começo!
Dica | Comece a seguir grandes portais de empreendedorismo e negócios na Internet
para se familiarizar com o tema (Endeavor, Exame, Administradores, SEBRAE), antes
de escolher um curso ou uma pós-graduação na área de negócios.

Erro # 9 – Achar que o Código de Ética é um impedimento

O Código de Ética e Disciplina da OAB é restritivo e dificulta uma atuação focada no
mercado? Sim, certamente! Mas isso não significa que ele impeça uma atuação focada
em resultados.
Limites existem em todas as atividades humanas, e isso não implica em
impossibilidade de alcançar o sucesso. Se assim o fosse, não haveriam advogados bem
sucedidos. Pare de acreditar que o sucesso só vem para os corruptos, filhinhos de
papai e sortudos. Pois, do contrário, será melhor abandonar a advocacia e prestar um
Concurso Público.
Aposte na sua capacidade de entender o mercado e construir mecanismos para
melhorar seu posicionamento e inserção. Acredite mais em você e pare de culpar os
outros.
Dica | Procure entender e dominar as estratégias que são mais adequadas às
restrições do Código de Ética, como o inbound marketing na Internet, o marketing de
eventos e a assessoria de imprensa.

Erro # 10 – Querer ser o melhor do mercado

Num mercado tão competitivo quanto o da advocacia, querer ser o melhor é uma meta
pretensiosa e ineficaz, que vai exaurir todas as suas forças e não vai contribuir para o
seu sucesso. Melhor do que vencer a concorrência, é tomar outro caminho e dela se
destacar.
Ao invés de tentar ser o melhor, busque ser diferente. Você pode construir diferenciais
mudando o caráter do serviço que você presta, atuando diante de um nicho de clientes
ou implementando uma estratégia de marketing jurídico que melhore a comunicação
com o seu público. Não importa a estratégia adotada, contanto que o diferencial
construído contribua para te destacar da multidão que faz muito do mesmo.
Dica | É mais fácil construir diferencial quando se atua para um público específico,
um segmento do mercado ou um nicho de interesses específicos. Direcione a sua
mensagem de marketing para um segmento específico, através do trabalho de
produção de conteúdo para a Internet.

Erro # 11 – Desistir após o primeiro erro

Não se preocupe: assim que você tentar fazer algo diferente, você vai cometer erros e
fracassar. Se você considera isso motivo para desistir, então é melhor nem começar.
Erros e fracassos, no mundo do empreendedorismo, são oportunidades de aprendizado
e experiência. O sucesso vem para os resilientes, aqueles que conseguem aprender
com a experiência de forma mais rápida. Quanto mais rápido você erra, mais rápido
conseguirá descobrir qual o caminho correto.
É fundamental que você erre, mas o aprendizado deve ser rápido. A demora em dar
uma resposta aos seus erros, motivadas pelo derrotismo ou vitimisse, pode
comprometer a sua capacidade de dar a volta por cima.
Dica | Crie um MasterMind com seus parceiros para compartilhar erros e acertos.
Compartilhar suas derrotas não deve ser motivo de vergonha. Crie uma rede de
suporte, ajudando colegas que erram e sendo ajudados por eles.

Erro # 12 – Fazer as parcerias erradas

Muitos acreditam que a única maneira de se fazer parceria na Advocacia é
constituindo uma Sociedade de Advogados. Mas, como num casamento, a união
societária vai exigir uma afinidade muito grande e uma relação de compromisso de
longuíssimo prazo.
Firmar termos de parceria com outros escritórios ou profissionais autônomos pode ser
uma forma de namorar, antes de pensar em casamento. Uma boa parceria pode
ajudá-lo a implementar várias ações, sistemas e até mesmo contratar pessoas para
ajudá-lo a alcançar seus resultados em menos tempo.
Dica | Construa parcerias para contratar uma consultoria de negócios, pagar um
treinamento para você e sua equipe ou criar um website. Neste último caso, os
parceiros ainda podem ajudar na criação do conteúdo.

Erro # 13 – Não ter pelo menos 100 ideias de como fazer a diferença

O processo de criatividade exige filtro, para adequar suas ideias ao seu contexto e
realidade. Por isso, quanto mais ideias para te ajudar a criar diferenciais, melhor.
Estabeleça uma meta com sua equipe de pelo menos 100 ideias do que fazer para
melhorar o processo de gestão, o seu marketing e o relacionamento com o cliente (o
interno e o externo), etc. Depois disso, o seu trabalho será agrupar estas ideias em
categorias (gestão de informação, cuidados com o cliente, otimização de rotinas de
trabalho, redes sociais, etc.) e ir filtrando as melhores ideias com seus colaboradores.

Artigo publicado por Monara Dias:
https://monaradias.jusbrasil.com.br/artigos/418310413/13-grandes- erros-de-
empreendedorismo-na- advocacia

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